domingo, 18 de março de 2007

Dia do Pai

É a 19 de Março.
Vivemos numa sociedade algo estupidificada em que raramente paramos para pensar.
Afinal quem é o Pai, o que é o Pai ?
A única pessoa que ganha dinheiro lá para casa ?
Ou aquele que ganha mais ?
A pessoa que passa os cheques ?
O factor de segurança ?
O carrasco de serviço quando a(s) criança(s) se torna(m) insuportável(eis) ?
O encarregado da “distribuição da fruta” ?
A pessoa distante que sai de manhã e volta à noite, tendo pouco contacto com os filhos ?
O motorista de serviço que vai levar e buscar as crianças à escola ?

Ou

É a pessoa capaz de pacificar uma alminha aflita de miúdo ?
A pessoa que aparenta ter força para defender tudo e todos do mal ?
A presença tranquila de quem sabe explicar o mundo ao filho ?
O companheiro de momentos de distensão com a mulher e filhos ?
O entusiasta que convida toda a gente para uma borgazita fora de casa ?

Depois de muitos séculos de hiper-valorização do papel do pai, assistimos nos últimos 40 ou 50 anos ao fenómeno inverso – a constante valorização da mãe e a constante desvalorização do pai.
É tempo de retomar uma posição de equilíbrio.
Com votos de que todos saibam reconhecer aos pais o seu espaço.
E de que todos os pais o saibam ocupar.

2 comentários:

  1. Caro Cem Anos,
    No dia do pai, apenas consigo elogiar os pais (pai e mãe).
    Até me parece que não devia existir “dia da mãe” e “dia do pai”, pois eles complementam-se diariamente.
    No meu caso, muitas das tarefas que atribui ao pai são feitas pela mãe e algumas que atribui à mãe são feitas pelo pai.
    Muitas vezes são os filhos que ditam quem as faz.

    ResponderEliminar
  2. Acho que já remediei o facto....

    Mas vá lá e diga que estou perdoada!!!Para que eu me possa perdoar!

    ResponderEliminar